EXAME DE QUALIFICAÇÃO
O exame de qualificação é obrigatório nos cursos de doutorado e doutorado direto.
1. COMISSÃO EXAMINADORA
A comissão examinadora de exame de qualificação para doutorado e doutorado direto será constituída por três examinadores, com titulação mínima de doutor, sendo pelo menos um deles credenciados no programa.
O orientador e eventual coorientador não poderão fazer parte da comissão examinadora. O presidente e os membros da comissão examinadora serão definidos previamente nas reuniões da CCP. Alunos e orientadores podem sugerir nomes para comissão que serão avaliados em reunião da CCP.
2. OBJETIVOS
O exame de qualificação para o doutorado tem por objetivo avaliar o conhecimento do aluno na área em que o projeto está inserido e sua capacidade de explicitar a inserção do projeto no contexto científico atual, com base na literatura. O aluno deve ser capaz de explicar os objetivos do projeto de tese, as motivações para o estudo, seu contexto teórico e justificar a abordagem e metodologia proposta.
3. INSCRIÇÃO NO EXAME
O aluno de doutorado deverá ter concluído pelo menos 12 créditos em disciplinas para inscrever-se no exame de qualificação. O aluno deverá inscrever-se para a realização do exame de qualificação num período máximo de 27 meses após o início da contagem do prazo no curso.
O aluno de doutorado direto deverá ter concluído pelo menos 24 créditos em disciplinas para inscrever-se no exame de qualificação. O aluno deverá inscrever-se para a realização do exame de qualificação num período máximo de 33 meses após o início da contagem do prazo no curso.
O aluno, com ciência do orientador, deverá solicitar à CCP o exame de qualificação pelo menos cinco dias antes da reunião da CCP. A solicitação deverá ser acompanhada do resumo do projeto que o candidato desenvolve no seu Doutorado. A inscrição no exame deve ser encaminhada à CPG, em formulário específico.
4. O EXAME
O exame de qualificação deverá ser realizado no prazo máximo de 60 dias após a data de inscrição e constará de apresentação oral com duração mínima de 40 e máxima de 60 minutos, na qual o candidato exporá as razões de ordem teórica que embasam e justificam seu projeto de pesquisa e inserirá seu trabalho no contexto científico atual. Deverá explicitar qual será sua contribuição para a solução de um problema, ou seja, seus objetivos, e a abordagem utilizada para atingi-los. O candidato deverá justificar a escolha da metodologia para a solução do problema proposto.
Após a exposição oral, cada um dos examinadores fará uma arguição de no máximo 60 minutos. A avaliação do candidato deve fundamentar-se na clareza da apresentação do problema, no embasamento teórico, na objetividade, na articulação de ideias na apresentação e no desempenho durante a arguição.
5. REPROVAÇÕES
O estudante que for reprovado no exame de qualificação poderá se inscrever para repeti-lo apenas uma vez, devendo realizar nova inscrição no prazo de 60 dias após a realização do primeiro exame.
O segundo exame deverá ser realizado no prazo de 60 dias após a inscrição. Persistindo a reprovação, o estudante será desligado do Programa e receberá certificado das disciplinas cursadas.


