BOLSAS DE ESTUDO
Bolsas Institucionais
O Programa recebe anualmente um número variável de bolsas institucionais da CAPES. Caso não haja bolsas para todos, os alunos com melhor classificação no exame de ingresso têm precedência na concessão destas bolsas institucionais, desde que não haja alunos ingressantes no edital anterior na lista de espera (ver item "Critérios para distribuição de bolsas").
A bolsa institucional só pode ser usufruída por, no máximo, 24 meses no caso de mestrado e 48 meses no caso de doutorado. Vencido esses prazos, a bolsa é transferida para o próximo classificado, mesmo que o antigo bolsista ainda não tenha concluído sua pós-graduação.
Na atualização mais recente feita pela coordenação, o PPG-Biologia Genética conta com as seguintes cotas de bolsas institucionais:
Doutorado: 16 bolsas; Mestrado: 11 bolsas
Critérios para distribuição de bolsas
As bolsas de cotas institucionais são distribuídas de acordo com os seguintes critérios:
1. O aluno deve estar matrículado para implementação de bolsa.
2. As bolsas disponíveis serão distribuídas de acordo com os critérios estabelecidos pela CCP, disponíveis aqui.
3. Caso não haja bolsas para os todos os ingressantes, os alunos serão consultados pela coordenação da CCP sobre o interesse em cota de bolsa institucional. Após a manifestação de interesse, o aluno passa a integrar a lista de espera, ordenada pelos critérios anteriormente mencionados. A lista de espera é independente da matrícula, ou seja, um aluno sem bolsa pode optar por entrar na fila mas não realizar a sua matrícula até que a cota de bolsa esteja disponível. Caso não seja especificado no edital de ingresso do candidato, o resultado do processo seletivo para ingresso no programa terá validade até a publicação dos resultados de um novo edital.
4. Assim que uma bolsa for liberada, o primeiro aluno da lista de espera será consultado sobre seu interesse na bolsa. O prazo para manifestação de interesse após a consulta é de cinco dias. Caso não tenha interesse, não possa usufruir da bolsa ou não se manifeste após a consulta, o próximo nome da lista será consultado.
Fila Atual para Acesso a bolsas
A fila atual, obtida usando os critérios descritos acima, será atualizada no início de cada mês, indicando a posição de cada discente que tenha manifestado interesse.
A lista de espera por bolsas encontra-se aqui.
Previsão de Liberação de Cotas
As bolsas tornam-se disponíveis para aqueles que estão na fila à medida que os discentes encerram seu prazo. A tabela completa das bolsas disponíveis é atualizada em cada começo de mês.
Bolsas Individuais
Além de bolsas institucionais, há bolsas que podem ser pleiteadas com o orientador diretamente junto a outras instituições, como a FAPESP. O Programa considera extremamente positivo que seus alunos e orientadores pleiteiem diretamente bolsas a órgãos de fomento, pois isto alivia a demanda pelas bolsas institucionais, e é um indicador da qualidade e competitividade de seus quadros.
Bolsas Sanduiche
Alunos de doutorado podem realizar estágios no exterior para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas a sua tese.
Os bolsistas da FAPESP podem utilizar recursos da reserva técnica para viajar ao exterior. Os demais bolsistas podem solicitar bolsas sanduíche da CAPES (programa PDSE).
Outras modalidades de bolsas para pesquisas no exterior são oferecidas ocasionalmente por outras agências financiadoras. Recomendamos aos alunos e orientadores que fiquem atentos a mensagens eletrônicas enviadas pela secretaria de pós-graduação, nas quais editais específicos são divulgados.


